A pedra do mês de maio

quinta-feira, 25 de maio de 2017 09:28:14 America/Sao_Paulo

Atualmente, a esmeralda é a pedra que representa os nascidos no mês de maio. É um símbolo de renascimento e amor. Portanto, é o presente ideal para aniversariantes do mês, para o dia das mães e até para os futuros noivos que desejam fazer o pedido de casamento em maio!

Anel Esmeralda Redondo com Diamantes  Anel Esmeralda Gota Mini com Diamantes Anel Esmeralda Gota com Diamantes

História – Esmeralda, a gema do amor

Desde o início do pensamento humano, a esmeralda é considerada uma das pedras mais preciosas e desejadas em diversas civilizações. O nome é derivado da palavra Smaragdos, que em grego significa pedra verde ou apenas verde. Na antiguidade, qualquer pedra esverdeada era denominada dessa forma, contudo, o tom profundo da gema fez com que a esmeralda fosse conhecida como a “deusa verde de todas as pedras”, na Grécia Antiga.

As primeiras esmeraldas foram descobertas há cerca de 5 mil anos, no Egito. Posteriormente, a região de onde eram extraídas as gemas, próxima ao Cairo, recebeu o nome de Minas de Cleópatra, em homenagem à lendária rainha conhecida por usar diversas esmeraldas como adornos em suas vestes. Os egípcios chamavam a esmeralda de Pedra do Amor e acreditavam que ela poderia trazer a fertilidade e a reencarnação. As múmias eram sepultadas com esmeraldas ao redor de seus pescoços com a esperança de que as gemas pudessem oferecer juventude eterna.

Neste período, as esmeraldas eram trocadas e vendidas na rota da seda e, provavelmente, nesta época, a pedra foi relacionada à saúde e proteção, já que alguns mantras eram inscritos em sânscrito nas gemas para servir de talismãs.

Os gregos associavam a gema à vitória em guerras e como um símbolo do amor eterno. Por essa razão, ela sempre foi muito ligada à Afrodite, a deusa do amor. Seguindo os mesmos passos, os romanos utilizavam a esmeralda para homenagear Vênus, a deusa equivalente à Afrodite no panteão grego. Durante o Império Romano, a pedra era bastante ligada à restauração da saúde dos olhos. Acredita-se que Nero, o tirânico imperador romano, usava lentes feitas de esmeraldas para proteger seus olhos enquanto observava os gladiadores batalhando.

Brinco Earcuff Flor Esmeralda e Diamantes  Anel Gota com Esmeraldas e Diamantes

Curiosidades místicas

A esmeralda é uma pedra preciosa rodeada por lendas e a história, em muitos casos, mistura-se a mitos. Até hoje, por exemplo, muitos acreditam que ela, além de ser a pedra do amor incondicional, também ajuda a equilibrar a mente e o corpo físico, diminuindo o materialismo e o apego excessivo.

Brinco Lady Gota Vazado Esmeralda com Diamantes   Gargantilha Gota Esmeralda Vazada com Diamantes

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
Tags:
Categorias: